domingo, 16 de outubro de 2011

Estação Carandiru




Estação Carandiru (1999) é um livro do médico oncologista, professor e escritor Dráuzio Varella.
No best-seller, o autor conta sua experiência como médico voluntário, a partir de 1989, na Casa de Detenção de São Paulo, onde realiza atendimento em saúde, especialmente na prevenção da AIDS. Conta o que ouviu dos presos ou o que presenciou e termina com um relato do massacre de 1992, quando foram assassinados cento e onze detentos no "Pavilhão 9". O autor registra que, segundo os presos, foram mais de "...250 mortos, contados os que sairam feridos e nunca retornaram".
Editado pela Companhia das Letras, o livro é considerado um dos maiores fenômenos editoriais brasileiros, com mais de 460 mil exemplares vendidos e Prêmio Jabuti 2000 de Livro do Ano de Não-Ficção. Foi adaptado para o cinema com o filme Carandiru,que é um filme brasileiro e argentino do ano de 2003, do gênero drama, dirigido pelo argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco.
Um livro e filme muito interessante para adolescentes que além de uma ótima história podem perceber e compreender o que se passa dentro de um presídio,assim como as dificuldades enfrentadas pelos detentos e o descaso do governo com o presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário